SOBRE O PROGRAMA

A ALCANÇAR MILHÕES DE PESSOAS COM A MENSAGEM
«ELES DISSERAM, ELES MENTIRAM»


A eficácia dos folhetos de A Verdade sobre as Drogas resultou na criação da série dos anúncios de serviço público «Eles Disseram, Eles Mentiram». Com imagens sombrias dos efeitos destrutivos das «drogas da moda» mais predominantes, os 16 PSAs são comunicações muito modernas dirigidos diretamente à juventude.

Estas mensagens podem efectivamente pôr termo ao consumo de drogas pela primeira vez e constituem um componente vital do programa de A Verdade sobre as Drogas.

Estes PSAs foram concebidos para criar uma sensibilização acerca dos efeitos das drogas e diminuir o consumo de drogas onde quer que sejam transmitidos. Os três primeiros anúncios são direcionados ao equívoco comum que leva a experimentar as drogas: a crença de que tomar drogas fá-lo ser fixe («Popular»), que uma droga pesada não leva à dependência («Só Uma Vez»), e que apenas uma vez não lhe faz mal nenhum («Uma Dose»).

Ao desfazer os mitos mais populares acerca das drogas, os 16 Anúncios de Serviço Público, «Eles Disseram/Eles Mentiram», estão disponíveis na internet e foram exibidos em todo o globo a milhões de espectadores.

Os restantes anúncios são direcionados às drogas mais consumidas: marijuana, álcool, Ecstasy, crack, cristal devastador, metanfetaminas, inalantes, heroína, LSD e consumo de analgésicos prescritos. As mensagens foram concebidas para mostrar situações e factos reais com uma comunicação que os jovens se identificam e prestam atenção. Cada Anúncio de Serviço Público corresponde a um folheto de A Verdade sobre as Drogas.

Mais de 500 estações televisivas em cerca de 100 países exibiram os Anúncios de Serviço Público de A Verdade sobre as Drogas. Peritos na indústria de comunicação dão aos Anúncios de Serviço Público «Eles Disseram/Eles Mentiram» boas indicações pelo impacto obtido na comunicação social e efectivamente alcançarem o seu público-alvo. As mensagens ganharam os prémios Telly, Addy e outros.

Os Anúncios de Serviço Público receberam críticas elogiosas dos responsáveis por ensinarem acerca das drogas:

«Os Anúncios de Serviço Público permitem aos estudantes de forma imediata criar uma ligação, pois estes utilizam pessoas das mesmas faixas etárias e com os quais se podem identificar.» — Professor, Canadá

«Utilizo sempre os Anúncios de Serviço Público para ter a atenção deles. Os vídeos permitem iniciar debates, com estudante após estudante a voluntariar-se na partilha das suas próprias vidas e famílias. O impacto é enorme.» — Instrutor, Utah

Governo, forças de segurança, escolas, grupos comunitários e outros programas de prevenção das drogas utilizam os Anúncios de Serviço Público A Verdade sobre as Drogas.
11
DROGAS
16
Mensagens de
SERVIÇO
PÚBLICO

Desde a sua publicação em 2008 que os Anúncios de Serviço Público de A Verdade sobre as Drogas, têm sido vistos por dezenas de milhões de pessoas.

Estas mensagens permitem uma forte introdução nas apresentações sobre a educação das drogas, e fazem parte do curriculum de A Verdade sobre as Drogas. Eles são amplamente utilizados pelo governo, forças de segurança, escolas, grupos comunitários e outros programas de prevenção de drogas.

Nas Honduras, onde o Conselho Nacional Contra o Tráfico de Droga, se aliou à Fundação para um Mundo Sem Drogas e as mensagens são usadas em apresentações a oficiais militares superiores e cadetes na academia militar.

Agentes da polícia da Associação de Prevenção do Crime no Texas usam os Anúncios de Serviço Público e os folhetos de A Verdade sobre as Drogas nas suas apresentações de educação de drogas.

No Panamá, foi lançada uma campanha de educação sobre as drogas, através da emissão dos Anúncios de Serviço Público na estação televisiva estatal do Panamá, em horário nobre, alcançando assim cerca de 2 milhões de telespectadores.

Na Ilha Formosa, as mensagens também têm sido transmitidas na televisão estatal a cerca de 5 milhões de telespectadores e são usadas como parte do curriculum da educação sobre as drogas em 500 escolas.

Em todo o mundo, estas poderosas mensagens estão a salvar jovens de cair nas malhas das drogas.


CLIQUE NUM ANÚNCIO DE SERVIÇO PÚBLICO PARA VER O VÍDEO
Os Anúncios de Serviço Público «Eles Disseram/Eles Mentiram», foram transmitidos em cerca de 500 estações televisivas e em mais de 100 países. Cada Anúncio de Serviço Público fala acerca de uma substância ou droga ilícita, ao mostrar os seus efeitos prejudiciais com histórias reais.