AÇÕES DA COMUNIDADE

A DISSEMINAR A MENSAGEM GLOBAL DE
A VERDADE SOBRE AS DROGAS

QUANDO AS PESSOAS, ESPECIALMENTE OS JOVENS, APRENDEREM A VERDADE SOBRE AS DROGAS, ELAS NATURALMENTE VÃO QUERER LEVAR ESSA INFORMAÇÃO PARA OUTRAS PESSOAS.

As ações organizadas dos voluntários ao longo de uns 180 países resultaram na distribuição de 50 milhões de folhetos de prevenção de drogas e dezenas de milhares de atividades comunitárias de conscientização sobre as drogas.

O impacto na prevenção do consumo de drogas é significativo. Os que estão informados podem resistir à pressão de grupo e escolher por si mesmos nunca consumir drogas.

E há outro resultado: Quando os indivíduos, especialmente gente jovem, aprende a verdade sobre as drogas por si mesmos, eles naturalmente querem levar essa informação aos seus amigos e a outras pessoas. E assim, o programa e suas atividades continuam expandindo-se de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade.

A campanha de A Verdade sobre as Drogas é realizada através de uma ampla variedade de atividades e eventos, cada um, um meio comprovado de popularizar e promover uma vida livre de drogas. Para reunir e capacitar tantas pessoas quanto seja possível, as atividades são simples e estão desenhadas para participantes de todas as idades. Acima de tudo, são eficazes para levar a verdade sobre as drogas a milhões de pessoas.

Os voluntários montam tendas de informação em lugares da cidade com muito movimento de pessoas, levando os factos à atenção de centenas de milhares de transeuntes mediante a distribuição de folhetos, projeções de anúncios de serviço público, conversas informais, assinaturas de promessa livres de drogas e as atuações de músicos, acrobatas e outros artistas.

Na França, uns 10 milhões de folhetos de educação sobre as drogas foram distribuídos nas últimas duas décadas, através de entrega de folhetos e eventos de prevenção de drogas que elevam a consciência pública.
MAIS DE
50
MILHÕES
de folhetos
DE A VERDADE SOBRE AS
DROGAS
DISTRIBUÍDOS
POR
180
PAÍSES

O comércio local apoia a campanha, aportando os folhetos de educação sobre as drogas aos clientes e empregados e mostrando posters nas suas janelas.

Os concursos de ensaios e posters permitem a expressão efetiva de mensagens para viver livre de drogas. Ditos concursos são organizados nas escolas, clubes de atividades juvenis e centros comunitários para elevar a consciência acerca das drogas e aumentar a participação em atividades que popularizam a vida sem drogas. Os ensaios e posters, incluem as obras vencedoras, são exibidos em escolas, centros comunitários e igrejas.

Os clubes juvenis livres de drogas são também outro meio eficaz para promover um estilo de vida livre de drogas. Eles são formados ao redor de uma mensagem simples: Descubra a verdade sobre as drogas. Os membros dos clubes distribuem os materiais de A Verdade sobre as Drogas aos seus amigos, companheiros de sala de aula e vizinhos, encorajando-os a assinarem a promessa de livre de drogas.

Os voluntários realizam palestras de educação sobre drogas nas escolas de todos os níveis, utilizando a informação dos folhetos de A Verdade sobre as Drogas e anúncios de serviço público.

Os jovens aparecem em programas de entrevistas na rádio e na televisão local de acesso público para promover as suas atividades de educação sobre as drogas.

Os concertos de livre de drogas, promovem uma vida livre de drogas através da música, acompanhados de insígnias, T-shirts e distribuição de folhetos.

As maratonas, excursões em bicicleta e outros eventos desportivos de livres de drogas, transformaram-se numa tradição em muitas áreas, onde os organizadores convidam figuras desportivas e de entretenimento para que apoiem e consigam o patrocínio das pequenas empresas e grandes corporações. As atividades no mundo todo são tão diversas como os lugares:

■ Membros do conselho municipal participam de reuniões para a promessa livre de drogas em Kaohsiung, Ilha Formosa.

■ Os voluntários de A Verdade sobre as Drogas em Londres, Inglaterra, observam o Dia das Nações Unidas contra a Toxicodependência com distribuição de folhetos, assinaturas da petição e palestras educativas.

■ A Suíça comemora o 20.º aniversário da sua campanha de educação sobre drogas com uma distribuição de folhetos em todo o país.

■ Na França, a contínua campanha de 20 anos de A Verdade sobre as Drogas, com milhões de folhetos distribuídos em cidades de todo o país, contribuiu para uma diminuição significativa no consumo de marijuana entre os jovens, depois de duas décadas do aumento do consumo.